Segunda-feira, 16 de Novembro de 2009

Les châteaux de la Sologne [ VI / IX ]

château de Chémery Il faut bien que ces gens-là s’amusent comme les autres.

Não, decididamente não é a luta de classes, nem tão pouco a de castas. Apercebe-se, pelo desespero, que o litígio é só pela manutenção controlada das atenções, desviando-as do caso da roubalheira.

Decadente, a ver o tempo a esgotar-se, pressentindo o que já todos sabem mas ninguém diz alto e se prende com amores, obediências perdidas e a possibilidade de revelações surpreendentes, o jogo de Manuela, já falho de todo o baralho, centra-se agora na insídia que, à falta de argumentação sólida, se refugia nas muralhas da imunidade para fomentar mais suspeições e a desacreditação do regime e de todos os seus poderes. Manuela e o escudeiro Pereira, que lhe sussurra os venenos a usar, há muito que deixou as paredes transparentes de la Ferté de Saint-Aubin para se fortificar no château de Chémery acreditando assim proteger-se do fogo que anda a atear. A degeneração começa a ser evidente. A frustração de se saber sem força para impor a sua vontade e submeter os seus subordinados é pungente. À medida que o tempo se lhe extingue, esvai-se-lhe o pensamento no ódio.

Em la Colinière, la Sologne, todos anseiam o fim desta farsa, desta rábula sem nexo, agora que os actores já não conseguem entender se o jogo ainda tem alguma regra, ou se deverá ser completado com a batota trazida na manga.

publicado por Luis Novaes Tito às 14:42
Link do post | Comente

mais sobre mim

pesquisa

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

Teste de música

ALBERT CAMUS: O LUGAR DO ...

teste de twingly

Boas-Festas

Boas-festas

...

teste de música

Les châteaux de la Sologn...

Les châteaux de la Sologn...

Les châteaux de la Sologn...

arquivo

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO

subscrever feeds